
A inteligência de mercado é um conjunto de processos que tem como objetivo levantar informações para tomada de decisões de uma empresa. O cenário competitivo que temos no país tem aumentado a demanda por profissionais mais bem preparados para este setor. O diretor geral da Pós-Graduação da ESPM-SP Lícinio Motta falou sobre as habilidades que devem ser desenvolvidas por estes profissionais em entrevista ao Mundo Corporativo da rádio CBN. Ele também apresentou exemplos de programas de inteligência competitiva e seus resultados nos negócios da empresas como os investimentos feitos no segmento de animais de estimação a partir da percepção de que as famílias teriam cada vez menos filhos e as pessoas viveriam por mais tempo.
Outro tema discutido com Licínio Motta foi o desafio imposto pelas redes sociais. Para ele apesar das empresas entenderem a importância destas ferramentas, muitas ainda não perceberam que estas estão diretamente ligadas a inteligência de mercado.
O Mundo Corporativo vai ao às quartas-feiras, 11 horas, no site da CBN com participação de ouvintes-internautas pelo e-mail [email protected] e pelo Twitter @jornaldacbn. Aos sábados, o programa é reproduzido a partir das 8 horas da noite, no Jornal da CBN.