Bob Fernandes/Etchegoyen, e seu cavalo-de-batalha, têm fome de Poder. E Temer quer salvar o pescoço

Por 21 de fevereiro de 2018Jornal da Gazeta

O general Sérgio Etchegoyen Chefia o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência. E o Sistema de Inteligência do Brasil.
.
Etchegoyen é arquiteto da Intervenção militar no Rio. Em agosto, no Instituto Rio Branco, exibiu para futuros diplomatas o que pensa.
.
Disse que vivemos “crise sistêmica”. Anunciou o que sete meses depois é, no Rio, um “ensaio geral”. Disse:
.
-Estamos vivendo tempos extraordinários. Precisamos de soluções extraordinárias.
.
-Nós não vamos tratar com Aspirina nem com Tylenol. Vamos tratar com antibiótico, com todos os efeitos colaterais.
.
Como, por exemplo, “mandados coletivos”? Esses que querem agora? Com um mandado só vasculhar uma comunidade inteira?
.
A sua casa também, não só a daquele suspeito distante 100 casas.
.
Etchegoyen atacou o que chama de “politicamente correto”. Dizendo falar teoricamente criticou “cotas” e “quilombos”; citou quilombo vizinho à base de Alcântara.
.
Citou o Rio como sociedade que avisa “o maconheiro com um apito quando vem a polícia”.
.
A Inteligência não informa seu general-chefe? Seis estados norte-americanos já plantam, vendem, tributam. Faturam US$ 7 bilhões/ano com… maconha.
.
Os EUA estão mudando em casa a Política-Antidrogas que enfiaram mundo afora. Que levaram a matanças, como no México, na Colômbia até há pouco, e Brasil.
.
Para Etchegoyen, qual seria questão central nisso tudo? Ele diz: é o “modelo” de sociedade “com gente amorfa, que não reage” e “está nos destruindo”.
.
E a causa? O abandono do “Projeto Nacional”. Obra, segundo o general, de “governos populares com vocação mais assistencialista”.
.
Opina Etchegoyen: quando não existia o custo de “discutir com IBAMA”, com o “Ministério público”, se pode fazer…o Cristo Redentor, o bondinho, a Rio-Niterói, Itaipu…
.
Tomás Chiaverini acessou áudio da palestra e no site The Intercept publicou relato. Iniciado com Etchegoyen brincando sobre si mesmo:
.
-Sou da arma de cavalaria e tem um problema: a ausência do meu cavalo reduz minha capacidade intelectual em uns 45, 40 por cento…
.
Temer opera para salvar o pescoço. O general Etchegoyen tem fome de Poder. Espera-se, ou não, que mantenha o cavalo por perto.