Vinicius Torres Freire/Vai ser difícil achar rendimento bom

Por 14 de fevereiro de 2018Jornal da Gazeta

As taxas de juros para aplicações financeiras vão ser baixinhas neste ano. Vai ser difícil fazer alguma aplicação rentável.
Antes de mais nada, vamos lembrar que o Banco Central definiu na semana passada a taxa básica de juros da economia, que deve ficar em 6,75% ao ano até o final deste 2018.
Para começar, vamos tratar da aplicação ainda mais popular, a poupança. Deve render uns 4,8%, em um ano. Descontando a inflação prevista para período, vai render 0,9%.
Isto é, o rendimento real, o aumento real do poder de compra do seu dinheiro, vai ser menor que 1% em um ano. Assim, a gente não vai longe.
E os fundos de banco? São vários, mas os mais comuns e de risco menor são os de renda fixa ou de curto prazo. Nenhum fundo de renda fixa com taxa de administração de 1% ou maior vai ganhar da poupança. Mas mesmo os fundos com taxa pequena vão render pouco mais que a caderneta.
E o CDB? É um empréstimo que você faz para um banco. Em geral, o rendimento oferecido vem na forma de porcentagem do rendimento do CDI.
O que é CDI? Uma taxa de juros básica do mercado, um pouquinho menor que a Selic, aquela definida pelo Banco Central. Para superar a poupança, o rendimento oferecido no CDB tem de ser de pelo menos 90% do CDI. Difícil encontrar taxas boas assim: tem de aplicar bastante dinheiro e ter boa conta no banco.
Há um investimento chamado LCI, Letra de Crédito Imobiliário, que é uma aplicação indireta em imóveis, enfim. Se oferecerem 75% do CDI, já rende mais que a poupança, pois é uma aplicação que não paga imposto de renda.
Para falar francamente, vai ser difícil achar rendimento bom a não ser que a gente aplique em algo mais arriscado ou faça um investimento de renda fixa de longo prazo, pelo menos cinco anos, no Tesouro Direto.
O que é investimento mais arriscado? Ações, por exemplo. Ou fundos de ações ou fundos que vão combinando várias aplicações ao longo do tempo. Para investir nisso, é preciso estudar e ter boa consultoria, pois há risco de perda de capital.
Mas, para começar, você já viu quanto rende a sua aplicação? Melhor começar por aí.