
As taxas de juros para aplicações financeiras vão ser baixinhas neste ano. Vai ser difícil fazer alguma aplicação rentável.
Antes de mais nada, vamos lembrar que o Banco Central definiu na semana passada a taxa básica de juros da economia, que deve ficar em 6,75% ao ano até o final deste 2018.
Para começar, vamos tratar da aplicação ainda mais popular, a poupança. Deve render uns 4,8%, em um ano. Descontando a inflação prevista para período, vai render 0,9%.
Isto é, o rendimento real, o aumento real do poder de compra do seu dinheiro, vai ser menor que 1% em um ano. Assim, a gente não vai longe.
E os fundos de banco? São vários, mas os mais comuns e de risco menor são os de renda fixa ou de curto prazo. Nenhum fundo de renda fixa com taxa de administração de 1% ou maior vai ganhar da poupança. Mas mesmo os fundos com taxa pequena vão render pouco mais que a caderneta.
E o CDB? É um empréstimo que você faz para um banco. Em geral, o rendimento oferecido vem na forma de porcentagem do rendimento do CDI.
O que é CDI? Uma taxa de juros básica do mercado, um pouquinho menor que a Selic, aquela definida pelo Banco Central. Para superar a poupança, o rendimento oferecido no CDB tem de ser de pelo menos 90% do CDI. Difícil encontrar taxas boas assim: tem de aplicar bastante dinheiro e ter boa conta no banco.
Há um investimento chamado LCI, Letra de Crédito Imobiliário, que é uma aplicação indireta em imóveis, enfim. Se oferecerem 75% do CDI, já rende mais que a poupança, pois é uma aplicação que não paga imposto de renda.
Para falar francamente, vai ser difícil achar rendimento bom a não ser que a gente aplique em algo mais arriscado ou faça um investimento de renda fixa de longo prazo, pelo menos cinco anos, no Tesouro Direto.
O que é investimento mais arriscado? Ações, por exemplo. Ou fundos de ações ou fundos que vão combinando várias aplicações ao longo do tempo. Para investir nisso, é preciso estudar e ter boa consultoria, pois há risco de perda de capital.
Mas, para começar, você já viu quanto rende a sua aplicação? Melhor começar por aí.