Depois de alguns anos de picaretagens em algumas lojas, a BlackFriday está mais comportada. É possível conseguir alguns descontos bons, além das BlackFraudes.
Mas, mesmo depois de sete ou oito anos dessa promoção, tem gente que ainda cai em roubada pelos motivos mais bobos.
Um exemplo. Você sabe quanto custava no mês passado o produto que você pretende comprar? Sabe mesmo, anotou? Tem como dizer com certeza que vai conseguir desconto?
Parece uma bobice. Mas hoje falei com amigos e colegas que pretendem dar uma compradinha na sexta-feira. A maioria deles não tinha certeza do preço normal do produto.
Segunda dica: olha o preço da entrega, o custo do frete. Pode ser que o desconto do preço do produto seja bom, mas o preço da entrega tenha ficado mais caro. Faça a conta. Sim, parece bobo, elementar, mas as pessoas não calculam o custo total da compra, levando em conta o frete. Terceira dica: se vai parcelar, olhe os juros. Normalmente, as empresas oferecem algum parcelamento sem juros, sem aumento do preço. Mas, em dia de promoção, elas promovem uma pegadinha: o produto tem desconto, mas o parcelamento é com juros. Quarta dica: você tem certeza que está comprando o mesmo produto que vinha namorando faz tempo? O produto que parece ter desconto talvez seja apenas um modelo menos chique ou menos incrementado daquilo que você queria.
Quinta dica: os melhores descontos acabam rápido. Logo, como em qualquer liquidação, se você quer comprar algo a preço melhor, comece cedo.
Sexta dica: não compre em ofertas recebidas por e-mail. Compre apenas em sites de lojas conhecidas. Os malandros tentam dar golpes nessa época.
Muita gente acha que comprou mas depois recebe a mensagem de “produto indisponível”. Ou demora para receber a mercadoria. Se você acha que foi enganado, ligue para o Procon, no telefone 151.
Enfim, você precisa comprar alguma coisa mesmo ou está indo na onda da promoção, comprando por impulso, seguindo a boiada? Está pensando em fazer dívida, pagando juros, sempre altíssimos? Melhor esquecer. Como diz dona Zélia, que vem a ser a minha mãe, vontade é uma coisa que dá e passa.